Museu Gala Dali, Figuéres, Espanha.

Em Figuéres, o Museu Dali é um dos locais mais visitados da Costa Brava. Foi criado em 1960 e inaugurado em 1974, seguindo um projecto idealizado pelo próprio Salvador Dali, que nasceu em Figueres em 1904. O propósito do pintor catalão foi reunir as suas obras e permitir que fossem vistas em conjunto. Escolheu, para o efeito, um antigo teatro, com uma grande sala central, em volta do qual havia camarotes orientados para um grande palco. Para Dali, este sítio, construído em meados do século XIX e destruído durante a guerra civil espanhola, era simbólico, por aqui ter tido lugar a sua primeira exposição de pintura.

O estado ruinoso do local permitiu realizar uma profunda intervenção de modo a proporcionar aos visitantes uma experiência lúdica participativa: todas as obras estão integradas em cenários que são verdadeiramente manifestações da mundividência daliniana. O exterior está decorado com estatuetas douradas e com gigantescos ovos de galinha. O interior é espectacular, raiando a esquizofrenia. Em suma: é imperdível.

O Teatro-Museu Dali pode visitar-se entre as 11:30 e as 17:30 (aos domingos e feriados, entre as 9 e as 20). Fica na Plaça del Sol, em Figueres, Girona.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Castelo de Noudar, Barrancos, Portugal

Monsaraz, Alentejo

Da Casa Branca a Cuba, de comboio