Londonderry, Irlanda do Norte

Os locais preferem chamar-lhe apenas Derry.

Há duas décadas abria com regularidade os noticiários televisivos, pela violência de que era palco. Por aqui há grande actividade do IRA, que teima em não aceitar a população protestante. Esta, retribui.
A cidade é moderna e dinâmica. Mas isso não afasta o saudável ar provinciano e caseiro.
Londonderry é capital do condado do mesmo nome, um dos quatro que actualmente fazem parte da Irlanda do Norte, no topo da ilha. Tem estrada boa para Belfast e Dublin (em parte é autoestrada) e aeroporto. No demais, é um cidade europeia.

Comentários

TR disse…
Pois, essa mistura de provinciano e moderno agrada-me muito. Gostava memso de lá ir. Acha que dá para ir lá fazer uma visita de médico... assim uns 3/4 dias apenas?
SMP disse…
Em boa boa verdade, alguns dos locais chamam-lhe Londonderry, outros Freederrt, consoante as tendências políticas. São os «neutros» (como a comunicação social) que preferem chamar-lhe Derry ou «the-slash-city» (para simplificar o Free/Londonderry). É bela. E, como Belfast, história viva, para mal dos que ainda lá estão a vivê-la. Tenho saudades.
pv disse…
Obrigado pelos vossos comentários. Pela vossa simpatia, vou tentar arrumar o material para que o próximo post seja sobre um sítio fantástico, também na Irlanda do Norte.
amelche disse…
Muy bonita la foto de Derry. Yo estuve allí dando clases de español durante el curso 2002-2003.
Very nice your photograph of Derry. I was there teaching Spanish in 2002-2003.
Ana

Mensagens populares deste blogue

Castelo de Noudar, Barrancos, Portugal

Monsaraz, Alentejo

Da Casa Branca a Cuba, de comboio