sábado, outubro 01, 2005

O Românico Pirenaico

No século XI um grupo de pedreiros viajou desde a Lombardia até aos Pirinéus. Aqui, veio a construir um conjunto de igrejas. Esta actividade prolongou-se até ao século XIII e dela resultaram 24 edifícios religiosos.

Marcou todos eles o estilo romano lombardo: pequenos templos de uma ou três naves, com muito poucas aberturas para o exterior, de pedra da região, cuidadosamente trabalhada. Os telhados são de duas águas, cobertos de telhas de lousa. No topo das igrejas, ábsides decoradas com pequenos arcos de volta redonda e bandas lombardas. O conjunto é sempre muito sóbrio, austero mesmo. Há duas características que marcam a diferença das igrejas maiores: por um lado, uma torre sineira, com vários andares, que nalguns casos são seis; por outro, as pinturas a fresco, das quais valem particularmente a visita as de Santa Maria de Taüll e as de Sant Climent, também em Taüll. Além destas duas igrejas são ainda referências obrigatórias, no conjunto das duas dezenas de templos, as igrejas de Sant Joan de Boí e de Santa Eulália d’ Erill la Vall. Com excepção da primeira delas, todas as restantes são de entrada paga (bilhete 1,2€).
A Unesco reconheceu o valor do conjunto e declarou-o património da Humanidade.

O Vall de Boí fica nos Pirinéus da Catalunha, na província de Lleida, entre esta cidade e o Vall d’Aran. Em Erill la Vall, fica o Centro de Interpretação (Centre d’Interpretació del Romànic, Carrer del Batalló, 5, 25528 Erill la Vall, telefone +34.973.696.715, e-mail centreromanic@vallboi.com).

1 comentário:

Adele disse...

Just thought i'd say hello....:-) my blogs not up to much yet, but my Adware related site is ok..... if you'd like to have a look,that's of course if your intererested in Adware stuff.....:-)
its all about Adware kind of stuff....