Ohrid, Macedónia

  Em habitantes, Ohrid é a quinta ou sexta cidade da Macedónia, país onde vivem 2 milhões de almas, em cuja capital e maior cidade, Skopje, vivem um pouco menos que 500 mil pessoas.
Visitando Ohrid, julgou o viajante estar a sentir o mesmo que sentiam os queirosianos turistas do fim do século XIX que, com o intuito de cultivar o prazer de viajar e descobrir o mundo, acabavam por se deparar com preciosidades desconhecidas e insuspeitadas, em cantos ignorados e fora das rotas já exploradas. Em tais locais, só muito tarde vieram a surgir instalações hoteleiras e similares, assim se tornando possível o turismo moderno.
  O caso é que esta antiga cidade, no sudoeste da Macedónia, reserva muitas e interessantes surpresas a quem a visita. Mas o estádio de desenvolvimento das estruturas locais de apoio, para os parâmetros modernos, é ainda muito incipiente, para não dizer rudimentar. Por isso, Ohrid tem ainda muito poucos turistas estrangeiros.
Não obstante, por entre casas pobres e degradadas, foi o viajante surpreendido pelas ruínas daquilo que foi um fantástico teatro romano, de origem grega, em razoável estado de conservação (onde aliás se realiza um festival de música, no verão). Além disso, impressionou-o o vestígio da fortaleza e das muralhas, medievais
  E não deixa de impressionar o percurso milenar da terra, que tem origem pré-histórica, apesar de os macedónios, povo eslavo, se terem fixado aqui apenas lá para o século VII da nossa era. Pouco depois, no século IX, passou por aqui São Clemente de Ohirid, que veio instalar-se no mosteiro de São Pantelemon, na zona oeste da cidade. Aliás, São Clemente foi sepultado no local da actual igreja. Este mosteiro foi fundado por São Cirilo, de que São Clemente era discípulo e seguidor. E sob a inspiração de São Cirilo e São Metódio, o mosteiro veio a tornar-se num importante centro cultural e difusor da fé - viria mais tarde a ser a mais antiga universidade eslava.
Mas Ohrid foi também capital do fugaz império de um autoproclamado Czar Samuel, um efémero estado independente, na dobra do século X, para o XI. Esta herança levou a que se desenvolvesse aqui, durante toda a idade média, aquilo que veio a consubstanciar a moderna cultura macedónia, que atravessou o longo e poderoso império otomano e chegou aos impérios modernos. Desta época sobraram as igrejas arruinadas de Plaosnik
  No limite da cidade, apenas acessível a pé ou de barco, fica a Igreja de São João Kaneo, um dos maiores ícones da arquitectura medieval macedónia. Esta pequena igreja, construída no século XIII, com traços claramente paleocristãos, encabeça um pequeno promontório, muito escarpado, que cai sobre o Lago de Ohrid. Para lá chegar há que subir à fortaleza e depois descer um estreito carreiro, entre bosques espessos. Ou então, partindo da cidade, percorrer a costa escarpada, caminhando pela beira de pequenas enseadas rochosas, de praias de calhaus e depois escalar o penhasco. Nenhuma das modalidades é difícil, mas desde Ohrid demora bem meia hora. É um local místico, que deve visitar-se ao pôr-do-sol. Foi, talvez, o lugar mais bonito por onde o viajante passou, na República da Macedónia.
  Ohrid fica a 170 quilómetros de Skopje, capital da Macedónia, onde fica o único aeroporto com ligações internacionais. Da capital, o percurso rodoviário não é fácil: são 50 quilómetros de auto-estrada paga e o resto é uma estrada nacional sofrível, com alguns troços de montanha aborrecidos e demorados. Em Ohrid e, sobretudo, ao longo do lago que lhe fica em frente, há alguns hotéis, de nível mais sofrível que o habitual, mesmo para os Balcãs. Há restaurantes e bares, perfeitamente aptos para quem não for muito exigente.
De resto, visitar Ohrid é como visitar Boticas: não há outros turistas na rua, muito menos estrangeiros e cada um fica por sua conta. Mas tem a vantagem da genuinidade.

Comentários

Olá adorei o texto sobre Ohrid. Acho essas regiões muito bonitas. Gostaria de mais informações, estou pensando em fazer uma visita a um amigo meu que vive lá. Gostaria de informações sobre segurança, sobre o que fazer e o que não fazer o que falar ou não falar. Sou brasileiro, percebo que você é português. Qual melhor época do ano a se visitar Ohrid? Aguardo meu e-mail é pettergvpmd16@aol.com abraços e obrigado e claro Parabéns pelo blogger
rcratto disse…
Acabo de chegar de Ohrid, saí de lá na terça-feira passada, dia 16 de agosto. O lugar é maravilhoso, bom para descansar, relaxar, paisagens deslumbrantes, a cidade é linda com arquitetura medieval e igrejas ortodoxas estilo bizantino. A moeda, o dinar, hoje 1 euro= 61 dinars.
o melhor hotel da cidade, dista uns 4 km do centro, o Inex Górica, tem diárias acessíveis com pensão completa, é de fronte ao lago, com praia particular e bar, além de várias outras facilidades, com internet sem fio grátis. Os táxis são baratos, uma corrida do hotel a cidade custa cerca de 180 dinars ou 3 euros. Muitos falam inglês, mas a maior parte das cisas são escritas em cirílico e quem não está ligado ao turismo só fala mesmo o idioma local. A vida noturna é boa e a visita a parte alta e a cidade velha é obrigatória. Hoje há vôos 2 vezes por semana de Ohrid a Skopje, Zagreb e Belgrado a 150,00 euros cada perna. A passagem de Onibus de Belgrado a Ohrid custa cerca de 30,00 euros.
pv disse…
Obrigado pelo seu comentário, que interessará, concerteza muito, a quem passa por aqui.
Volte sempre.
MaryJam * disse…
Oi pessoal,
sou brasileira casada com um macedônio, caso queiram fazer contato comigo, pedir alguma informação meu e-mail é:

mariana.turismo@gmail.com

Bjosss e boas viagensss!

Mensagens populares deste blogue

Castelo de Noudar, Barrancos, Portugal

Monsaraz, Alentejo

Da Casa Branca a Cuba, de comboio