Radisson Blu Royal Hotel, Copenhaga, Dinamarca

Não tem o viajante deixado por aqui muitas referências a hotéis. A verdade é que não tem frequentado hotéis que mereçam menção especial. Ocorre, porém, destacar o Radisson Blu Royal Hotel, que já foi o Hotel SAS Royal, em Copenhaga. Não é que se destaque pelo serviço, que é bom, nem pelo conforto, que é de óptimo nível: em geral, tem a qualidade e ao mesmo tempo a simplicidade típicas dos hotéis nórdicos.
 Este hotel mereceu particular atenção do viajante porque se assumiu, desde que foi projectado, por Arne Jacobsen, como um emblema da tradição dinamarquesa de design. Foi desenhado em 1956 e inaugurado em 1960 e logo se tornou numa das obras emblemáticas de Jacobsen. É até considerado o primeiro hotel-design do mundo.
De facto, tudo no edifício e no seu recheio foi meticulosamente desenhado de propósito para o hotel: além da fachada rectilínea, foram desenhadas por Jacobsen, desde as maçanetas das portas aos cinzeiros e desde as cadeiras até aos sabonetes de cortesia, que se disponibilizam na casa de banho.

 Quanto às cadeiras, vieram a tornar-se num dos mais famosos ícones de Jacobsen e do design nórdico. As cadeiras Ovo e Cisne, ambas concebidas especialmente para o hotel, vieram mesmo a tornar-se verdadeiros ícones do design mundial. Assim aconteceu em particular com a cadeira Ovo, em forma oval, concebida para assegurar um ambiente privado num contexto normalmente agitado – esta peça foi especialmente idealizada para o lobby do hotel.
Arne Jacobsen (nasceu em 1902 e morreu em 1971) é considerado o pai do design nórdico. Foi arquitecto, decorador de interiores e desenhador de móveis. Cultivou um estilo muito simples e linear, que pretendeu sempre combinar a função do móvel com sua forma.
Quanto ao edifício do Radisson Blu Royal Hotel, fica no centro de Copenhaga, na Hammerichsgade, nº1, mesmo em frente dos Jardins Tivoli e muito próximo da zona comercial da rua Stroget. Além disso, fica ao lado da estação central de comboios. Um quarto duplo pode custar 200 euros por noite, mas se for reservado com muita antecedência, na Internet, o preço pode ser muitíssimo mais convidativo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Castelo de Noudar, Barrancos, Portugal

Monsaraz, Alentejo

Da Casa Branca a Cuba, de comboio